Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Durão Barroso: Acordo sobre emissão de dívida europeia sem "a mínima possibilidade"

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje em Estrasburgo que não vê "a mínima possibilidade", neste momento, de os 27 chegarem a acordo sobre a emissão de títulos da dívida pública europeia, os chamados eurobonds.

Lusa 14 de Dezembro de 2010 às 14:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Falando perante o Parlamento Europeu, em "vésperas" da Cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, de quinta e sexta-feira em Bruxelas, o presidente do executivo comunitário disse até achar a ideia dos eurobonds "interessante e atractiva", mas, face à "óbvia" falta de consenso actual, é melhor apostar hoje em "instrumentos que geram consenso", sem "matar" a ideia da dívida europeia, mas adiando-a para melhor altura.

"Hoje não há de facto consenso sobre as propostas feitas recentemente pelo primeiro-ministro (luxemburguês Jean-Claude) Juncker (presidente do Eurogrupo). Portanto, acho que devemos concentrar-nos naquilo que pode criar consensos na zona euro", pois abrir um debate para o qual "obviamente não há consenso" só serve para "dividir a zona euro e a UE", com consequências nos mercados.

A emissão de dívida pública europeia tem sido defendida por Juncker, e tem o apoio de diversos Estados-membros, entre os quais Portugal, mas tem levantado reservas, designadamente em Paris e Berlim, devendo então ficar de fora da cimeira desta semana, que se concentrará nos pormenores do futuro mecanismo de resgate permanente dos países da zona euro.

Ver comentários
Saber mais Durão Barroso dívida eurobonds obrigações
Mais lidas
Outras Notícias