Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Durão Barroso: União bancária é "prioridade natural"

O presidente da Comissão Europeia defendeu hoje que a criação de uma união bancária na Europa deve ser vista como uma "prioridade natural", até porque a integração financeira é uma área onde "grandes progressos podem ser atingidos rapidamente".

Lusa 13 de Junho de 2012 às 09:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
José Manuel Durão Barroso, que falava no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sublinhou que devem ser rapidamente adoptadas as "propostas já em cima da mesa", sobre os requisitos de capital para o sector bancário. Num segundo ponto, Bruxelas deve estar pronta para uma "supervisão bancária mais integrada e comum" do sector.

"Os benefícios de aprofundamento da União Económica e Monetária e da criação de uma união bancária poderão ser aproveitados pelo desenvolvimento da união orçamental", acrescentou o presidente do executivo comunitário perante o hemiciclo de Estrasburgo.

Durão Barroso advertiu os eurodeputados para a necessidade de "vincular o desenvolvimento da união orçamental com o desenvolvimento da união política".

"Uma união económica e monetária mais profunda exige mais responsabilidade e legitimidade" dos Estados-membros, concretizou.

O presidente da Comissão Europeia discute esta manhã com os eurodeputados a agenda do próximo Conselho Europeu.

O encontro, a realizar no final do mês em Bruxelas, é aguardado com muita expectativa. Os líderes europeus deverão chegar a acordo sobre medidas para promover o crescimento e o emprego, a par das políticas de contenção orçamental que estão a ser levadas a cabo.

Ver comentários
Saber mais Durão Barroso União bancária prioridade
Outras Notícias