Europa Economia alemã terá contraído 0,1% no segundo trimestre

Economia alemã terá contraído 0,1% no segundo trimestre

A Alemanha revela quarta-feira a evolução do PIB no segundo trimestre e as perspetivas são negativas.  
Economia alemã terá contraído 0,1% no segundo trimestre
Reuters
Negócios 11 de agosto de 2019 às 21:13

Os sinais de forte abrandamento na Zona Euro têm-se avolumado nos últimos tempos, com a maior economia da região a surgir no topo das preocupações sobre a possibilidade de surgir uma recessão no horizonte. Esta quarta-feira a Alemanha vai revelar a evolução do PIB no segundo trimestre e as previsões não são nada animadoras.

Os economistas consultados pela Bloomberg apontam para que a maior economia europeia tenha contraído 0,1% no segundo trimestre face aos três meses anteriores. A confirmar-se esta evolução negativa, a Alemanha estará em contração, mas não ainda em recessão, já que no primeiro trimestre o PIB cresceu 0,4% em cadeia.

A economia alemã tem sido pressionada sobretudo pela escalada da guerra comercial entre os EUA e a China, que tem penalizado a procura pelas suas exportações. O que poderá dificultar uma recuperação na segunda metade do ano, já que são cada vez mais intensos os sinais de que a economia global poderá estar a caminho de uma recessão.

No que diz respeito à Alemanha, os sinais negativos são cada vez mais intensos. A produção industrial registou a maior queda da última década, os indicadores de confiança dos agentes económicos estão a cair e as exportações a baixar. Do lado das empresas, a Continental, Daimler, BASF e a Lufthansa reviram recentemente em baixa as suas projeções de resultados.

Ainda que a economia alemã tenha contraído, a Zona Euro continua em terreno positivo. O PIB cresceu 0,2% no segundo trimestre.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI