Europa Economia do Reino Unido abranda no primeiro trimestre

Economia do Reino Unido abranda no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2016, depois de ter aumentado 0,6% no trimestre precedente.
A carregar o vídeo ...
Bloomberg TV Lusa 27 de abril de 2016 às 12:34

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2016, depois de ter aumentado 0,6% no trimestre precedente, segundos dados preliminares da agência nacional de estatística britânica (ONS, nas siglas em inglês).     

 

Em relação ao período homólogo de 2015, o PIB britânico aumentou 2,1% no primeiro trimestre, segundo o comunicado da ONS.

 

O sector dos serviços, considerado o 'pulmão económico' do Reino Unido por representar mais de 78% da actividade económica do país, aumentou 0,6% no primeiro trimestre, enquanto os outros principais sectores caíram: a indústria diminuiu 0,4%, a construção 0,9% e a agricultura 0,1%.

 

Segundo os dados divulgados hoje, o PIB britânico está 7,3% acima dos valores prévios à desaceleração económica de 2008. 

 

O economista chefe da ONS, Joe Grice, sublinhou hoje que esta estimativa mostra uma desaceleração da economia britânica face ao ritmo de meados do ano passado.

 

A agência de responsabilidade orçamental, encarregada de supervisionar as contas públicas, estima para este ano um crescimento de 2% e de 2,2% para 2017.

 

Os dados foram divulgados numa altura de grande debate económico no Reino Unido sobre os benefícios e as desvantagens de permanecer ou sair da União Europeia (UE), tendo em vista o referendo de 23 de Junho.

 

Grande parte das empresas e bancos indicaram que seguem com atenção e cautela o referendo de Junho.

 




Marketing Automation certified by E-GOI