Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha mantém apoios aos carros eléctricos mas diminui valor

Ao contrário de Portugal, o Governo espanhol mantém incentivos para compra de carros eléctricos em 2012.

Negócios negocios@negocios.pt 27 de Fevereiro de 2012 às 12:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
O Governo espanhol manteve as ajudas à compra de carros eléctricos, embora diminuindo o valor disponível.

Na passada sexta-feira, foi aprovado em Conselho de Ministros espanhol um Real Decreto que diminui as ajudas para a compra de carros eléctricos que passarão de 49 milhões de euros, disponibilizados no ano passado, para os 10 milhões de euros este ano.
O Ministério da Indústria espanhol explicou que a diminuição das ajudas se adequa "às restrições orçamentais" e ao esforço de redução do défice público.

No entanto, apesar de diminuído o valor global das ajudas, mantém-se o apoio máximo de seis mil euros por automóvel para particulares e frotas e de 30 mil euros para os autocarros.

Apoia-se 25% do preço de venda antes de impostos, podendo a subvenção chegar aos 35% com as bateriais.

A ajuda será, segundo a Europa Press, de dois mil euros para automóveis e outros veículos com autonomia entre 15 e 40 quilómetros, será de quatro mil euros para autonomias entre 40 e 90 quilómetros e de seis mil euros para autonomias acima dos 90 quilómetros. Já no caso dos autocarros, os que tenham autonomia até 60 quilómetros recebem um subsídio de 15 mil euros e chegará aos 30 mil para os veículos com autonomia superior.

Espanha, apesar do esforço de contenção pública, mantém as ajudas à compra de carros eléctricos. Portugal acabou com esses auxílios em 2012, depois de ter tido um apoio de cinco mil euros, a que acrescia 1.500 euros para quem desse o carro antigo para abate, para a compra de carros eléctricos.
Ver comentários
Saber mais Automóvel Espanha incentivos carros elétricos
Outras Notícias