Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha: Sondagem dá vitória ao PP que continua longe da maioria

O barómetro de Outubro do CIS coloca o PP à frente nas intenções de voto, mas distante da maioria absoluta. Das quatro principais forças espanholas e tendo em conta o barómetro de Julho, só o Podemos caiu nas intenções de voto.

David Santiago dsantiago@negocios.pt 05 de Novembro de 2015 às 14:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Quando falta apenas um mês e meio para as eleições gerais espanholas agendada para o próximo dia 20 de Dezembro, o barómetro de Outubro do CIS, publicado esta quinta-feira, 5 de Novembro, pelo El País atribui a vitória ao PP com 29,1%, quase quatro pontos percentuais à frente do PSOE que obtém 25,3%.

 

Este barómetro confirma o crescimento eleitoral registado nas últimas semanas pelo Cidadãos, com o partido liderado por Albert Rivera a subir, pela primeira vez, à terceira posição com 14,7% das intenções de voto. Ainda na semana passada, uma sondagem, também para o El País, colocava o Cidadãos na segunda posição, à frente dos socialistas espanhóis. Já o Podemos, com 10,8%,  é mesmo a única das quatro principais forças políticas a cair nas intenções de voto face ao último barómetro do CIS, que data de Julho passado.

 

Outro dos dados revelados pelo barómetro do CIS confirma também a ideia que vem sendo reforçada pela generalidade dos estudos de opinião em Espanha. A de que nenhum partido conseguirá alcançar a maioria absoluta e que o próximo Parlamento deverá caracterizar-se por uma maior polarização.

 

Este estudo foi conduzido nos primeiros dias de Outubro, poucos dias depois de o Cidadãos se ter convertido na segunda maior força política nas eleições da região autonómica da Catalunha, ultrapassando tanto os socialistas daquela região como o PP.

Ver comentários
Saber mais Espanha Eleições barómetro PP PSOE Cidadãos Podemos Albert Rivera
Outras Notícias