Europa "Ex-Mckinsey" é o favorito para primeiro-ministro da Grécia

"Ex-Mckinsey" é o favorito para primeiro-ministro da Grécia

Mitsotakis já tem algum historial na política, mas para além disso, já foi consultor de uma das "big four". O candidato a primeiro-ministro promete repor a confiança na economia e atrair investimento.
"Ex-Mckinsey" é o favorito para primeiro-ministro da Grécia
Reuters
Negócios 07 de dezembro de 2018 às 08:27

O partido Nova Democracia, liderado por Kyriakos Mitsotakis, está à frente nas sondagens para as próximas eleições gregas. A cara do partido de centro-direita já esteve no Governo durante o segundo resgate, e fora da vida política, exerceu como consultor na Mckinsey.

São 16 os pontos que separam o Nova Democracia do Syriza, o partido de esquerda liderado por Alex Tsipras que está agora à frente do país. Esta diferença seria o suficiente para dar a maioria absoluta a Mitsotakis no Parlamento se as eleições gregas, marcadas para dia 19 de Outubro, se realizassem agora, destaca o Expansión.

Mitsotakis defende que o país necessita de reformas fiscais orientadas para o crescimento, de forma a  virar a página do capítulo de três anos de austeridade fiscal. "Desde que estalou a crise, há 10 anos, temos avançados em frentes distintas, mas muitos dos problemas fundamentais relacionados com a estrutura da economia mantêm-se", afirma o candidato a primeiro-ministro. Como tal, promete cultivar a confiança na economia e trazer mais investimento.

O ex-consultor da Mckinsey formou-se nas universidades de Harvard e Stanford e serviu como ministro da administração Pública no Governo de coligação que liderava a Grécia durante o segundo resgate. E a vida política estende-se à esfera familiar: é filho de um antigo primeiro-ministro, a irmã já foi ministra dos Negócios Estrangeiros e o sobrinho vai apresentar-se às eleições para  a câmara municipal de Atenas. Posto isto, Mitsotakis está a trabalhar em afastar o rótulo de "privilegiado", confessou um dos seus assistentes.  




pub