Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governador mais antigo do mundo vai completar 30 anos à frente do banco central

O governador da Roménia vai ficar mais de 30 anos à frente do banco central, numa altura em que se prevê que o seu mandato seja renovado por mais cinco anos.

Mugur Isarescu
Bloomberg
Negócios com Bloomberg 03 de Julho de 2019 às 15:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O governador do banco central há mais tempo em funções prepara-se para prolongar o seu mandato para mais de três décadas.

 

Mugur Isarescu, à frente do Banco Nacional da Roménia, deverá ver o seu mandato à frente do banco central renovado por mais cinco anos, isto depois de ter recebido o apoio no Parlamento romeno esta quarta-feira, 3 de julho, segundo a Bloomberg.

 

Mugur Isarescu assumiu a liderança do banco central da Roménia em 1990 e deverá permanecer neste cargo por mais cinco anos. O responsável tem 69 anos e passou por vários ciclos económicos e diferentes desafios. A Roménia viveu um período de hiperinflação e esteve à beira da falência. E, como a maior parte do mundo, não escapou à crise financeira de 2008.

 

O banco central enfrenta vários desafios, numa altura em que se prevê que a economia romena abrande e que o défice suba para níveis que quebram as regras da União Europeia. Além de o país já ter reiterado a sua intenção de integrar a Zona Euro.

 

"O próximo conselho enfrenta grandes desafios por causa dos crescentes desequilíbrios da economia", salientou na terça-feira, Mugur Isarescu durante uma audição no Parlamento.

Ver comentários
Saber mais Banco central da Roménia Mugur Isarescu
Mais lidas
Outras Notícias