Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo britânico vai ter poder de decisão total no resgate a bancos

O Ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, disse hoje que o Tesouro britânico tomará sozinho a decisão de dar suporte a bancos em dificuldafes.

Andreia Major amajor@negocios.pt 27 de Janeiro de 2012 às 15:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
George Osborne conseguiu a aprovação de uma lei que dará ao Tesouro britânico a competência exclusiva para decidir e actuar nas questões de resgates aos bancos, eliminando assim a oposição do banco central do Reino Unido.

O Ministro pretendia acabar com a confusão sobre quem deveria comandar um processo de resgate durante a actual crise, de acordo com a Bloomberg.

A lei dos serviços financeiros, aprovada hoje no Parlamento em Londres, irá dar ao Ministro das Finanças britânico poder para solicitar um resgate para uma instituição ou qualquer outro tipo de apoio público, bem como decretar o seu fim.

“Os bancos centrais independentes não devem ser colocados sob pressão para fazerem o que os governos não tiveram coragem de fazer por sua própria conta”, disse Osborne num discurso hoje no Fórum Económico Mundial, em Davos. “Não haverá qualquer ambiguidade sobre quem está no comando”, acrescentou.

O governador do Banco de Inglaterra, Mervyn King, resistiu à pressão do Tesouro para aumentar a concessão de liquidez aos bancos a partir de 2008, argumentando que o banco não deveria suportar perdas potenciais.

O Ministro do Tesouro britânico declarou também que “precisamos de ver uma situação sustentável na Grécia”, numa entrevista à televisão CNBC, em Davos.

Ver comentários
Saber mais George Osborne economia Reino Unido Tesouro britânico Ministro das Finanças resgates Davos
Outras Notícias