Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia em debate no Eurogrupo de hoje: haverá decisões?

Situação grega no centro das atenções dos ministros das Finanças da Zona Euro.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 12 de Novembro de 2012 às 17:27
  • Partilhar artigo
  • ...
A ministra austríaca das Finanças, Maria Fekter, disse hoje, à entrada para o Eurogrupo, que não consegue imaginar os contribuintes europeus a darem mais dinheiro à Grécia.

“Mais tempo significa mais dinheiro”, comentou Fekter antes do início do encontro entre os ministros das Finanças da Zona Euro. “Não consigo imaginar que os outros Estados-membros (…) atinjam os seus próprios contribuintes e que os parlamentos aprovem novos pacotes para a Grécia que nos custem ainda mais dinheiro”, salientou, citada pela Bloomberg.

Fekter apelou a uma “maior criatividade” se a Grécia precisar de mais tempo, declarando que quer uma solução para a Grécia que seja “sustentável e viável” para os contribuintes. E acrescentou que duvida que se decida alguma coisa na reunião de hoje.

Já o seu homólogo francês, Pierre Moscovici, referiu que o Eurogrupo tem de dar um sinal à Grécia, não podendo ser “negativo ou neutral” no encontro de hoje. O ministro disse esperar que haja um acordo esta noite relativamente à Grécia.

O ministro alemão das Finanças, por seu lado, afirmou que “antes de decidirmos alguma coisa, o Bundestag tem de estar envolvido”. Segundo Wolfgang Schäuble, a aprovação do orçamento grego (com novas medidas de austeridade) “é um bom sinal de que há mais deputados a reconhecerem as suas responsabilidades”.

Recorde-se que o governo grego conseguiu no domingo que fosse aprovado o Orçamento do Estado para o próximo ano, mas não é ainda certa a libertação da próxima tranche do empréstimo externo acordado com a troika.
Ver comentários
Saber mais Grécia Eurogrupo
Outras Notícias