Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Holanda tem de cortar mais 7 mil milhões em 2013

A Holanda, para cumprir as metas orçamentais estabelecidas com Bruxelas, tem de cortar mais sete mil milhões de euros no próximo ano.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 19 de Janeiro de 2012 às 16:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A Holanda vai ter de cortar mais sete mil milhões de euros na despesa pública, no próximo ano, para conseguir cumprir assim as metas do défice acordadas com Bruxelas. De acordo com o "Dutch News", que cita a publicação NRC, o acordo que foi estabelecido com Bruxelas, sobre o défice holandês, implica que haja uma redução adicional de sete mil milhões de euros em 2013. Uma tarefa que terá de ser cumprida pelo ministro das Finanças, Jan kees de Jager (na foto ao lado de Jean-Claude Trichet).

Ainda que haja já uma nova vaga de cortes pervista, e que deverá permitir arrecadar mais de 18 mil milhões de euros – uma meta já acordada em 2010 - não deverá ser suficiente. As regras no âmbito da União Monetária, exigem que o défice seja de 3%.

Mas, e de acordo com a mesma fonte, em 2013 o défice deverá cifrar-se nos 3,7% segundo as últimas previsões. O executivo holandês comprometeu-se - em 2009 - em “erradicar” o défice excessivo até 2013.

A agência estatal holandesa, responsável por divulgar as previsões macro económicas, só o deverá fazer em Março. Pelo que o executivo terá de, em meados de Abril, reportar a Bruxelas o seu plano para reduzir o défice, segundo a mesma fonte.
Ver comentários
Saber mais Holanda redução da despesa Bruxelas
Mais lidas
Outras Notícias