Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ifo: Obrigações europeias custariam 47 mil milhões à Alemanha

O instituto de Munique que elabora estudos sobre a economia europeia divulgou hoje um estudo em que divulga o custo que Alemanha teria de suportar se se emitissem obrigações conjuntas europeias.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 17 de Agosto de 2011 às 10:50
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
O Ifo concluiu que a Alemanha enfrentaria um acréscimo anual de 47 mil milhões de euros em juros no caso de aceitar patrocinar a emissão das obrigações soberanas conjuntas europeias, conhecidas como “euro bonds”.

O estudo divulgado hoje pelo insituto Ifo e que é citado pela Bloomberg vem atribuir um custo na medida que muitos têm defendido ser a melhor solução para a crise da dívida europeia. Ângela Merkel, que lidera a maior economia da Europa e tem enfrentado oposição interna em conceder ajuda aos países da Zona Euro, tem-se oposto à medida.

O instituto calculou o custo que as “euro bonds” teriam para a Alemanha aplicando ao total da dívida soberana da maior economia da Europa, que é de 2,08 biliões de euros, o prémio de risco que os investidores exigem para deter a dívida dos restantes países da Zona Euro, que é de 2,3 pontos percentuais.
Ver comentários
Saber mais Alemanha Merkel Europa Eurobonds euro bonds
Outras Notícias