Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro cai para mínimos de quatro anos em maio

A taxa de inflação na Zona Euro fixou-se em 0,1% em maio deste ano e em 0,6% nos países que representam a União Europeia.

O tema da tecnologias nas cidades é muito vasto e abrange áreas como a mo        bilidade ou a experiência oferecida ao visitante.
Miguel Baltazar
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 17 de Junho de 2020 às 10:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A taxa de inflação na Zona Euro caiu de 0,3% em abril para 0,1% em maio deste ano, o que representa um mínimo desde o mesmo mês de 2016, segundo os dados revelados hoje pelo Eurostat. 

Segundo o instituto de estatística europeu, esta redução justifica-se pelo impacto das medidas de confinamento a que a atual pandemia obrigou. No mesmo mês do ano passado, a taxa de inflação da Zona Euro tinha sido de 1,2%. 

As taxas mais negativas foram registadas na Estónia (-1,8%), Luxemburgo (-1,6%), Chipre e Eslovénia (-1,4%). Portugal registou uma queda de -0,1% em abril para -0,6% em maio. 

Ainda assim, com o impacto da covid-19, houve países que conseguiram ver a sua taxa de inflação anual crescer. Foi o caso da Polónia, que registou um aumento da inflação de 2,9% em abril para 3,4% em maio. 

A contribuição mais elevada veio do segmento da comida, álcool e tabaco (+0,64 pontos percentuais), seguido dos serviços (+0,59 pp) e bens não industriais (+0,06 pp). O único contributo negativo veio do setor da energia (-1,20 pp). 


Se alargarmos o espólio para os 27 países que compõem a União Europeia, a taxa de inflação anual foi de 0,6% em maio, caindo dos 0,7% registados no mês anterior.
Ver comentários
Saber mais Eurostat Zona Euro economia negócios e finanças macroeconomia inflação
Mais lidas
Outras Notícias