Europa Inflação na Zona Euro subiu para os 0,2% em Julho

Inflação na Zona Euro subiu para os 0,2% em Julho

Depois de ter estado negativa em praticamente toda a primeira metade do ano, a inflação na zona da moeda única prossegue em rota ascendente, devendo este mês ficar nos 0,2%, acima dos 0,1% de Junho.
Inflação na Zona Euro subiu para os 0,2% em Julho
Reuters
Negócios 29 de julho de 2016 às 10:34

A taxa de inflação na Zona Euro terá aumentado de 0,1% em Junho para os 0,2% neste mês de Julho, segundo a estimativa rápida do Eurostat publicada esta sexta-feira, 29 de Julho.

Esta evolução está em linha com o desejado pelas instituições europeias, uma vez que a missão do Banco Central Europeu (BCE) é de conseguir garantir uma taxa de inflação próxima dos 2% na Zona Euro. A expectativa do presidente do banco central, Mario Draghi, é mesmo que esta meta seja atingida num futuro "não muito distante".

 

A inflação esteve em terreno negativo praticamente durante toda a primeira metade do ano, ainda que registando uma subida lenta, com os preços do petróleo a estabilizar e com a economia da região do euro a recuperar de forma moderada.

No que respeita a Julho, e olhando para os principais componentes da região da moeda única, a estimativa é que a alimentação, álcool e tabaco tenham registado as maiores subidas – 1,4% que compara com 0,9% de Junho.

 

Também os serviços (1,2% contra os 1,1% do mês anterior), os bens industriais não energéticos (que se mantiveram estáveis nos 0,4%) deverão contribuir para o valor da inflação estimado pelo organismo oficial de estatísticas da União Europeia. Já a energia mantém-se em terreno negativo e até um pouco acima, com -6,6%, o que compara com -6,4% em Junho.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI