Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida espanhola agravam subida e prémio de risco supera os 640 pontos

Os juros da dívida espanhola continuam em forte alta e já superam os 7% em todas as maturidades, à excepção do prazo a dois anos. O prémio de risco bateu um novo máximo histórico acima dos 640 pontos. A bolsa espanhola cai mais de 4%.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 23 de Julho de 2012 às 11:01
  • Partilhar artigo
  • 9
  • ...
Os juros da dívida dos países periféricos seguem em forte alta penalizados, não só, pela situação em Espanha mas também pelas declarações do ministro da Economia da Alemanha e do Fundo Monetário Internacional (FMI) a propósito da Grécia.

Depois do FMI ter admitido a possibilidade de cortar a ajuda financeira à Grécia já em Setembro, ontem foi a vez de Philipp Rösler, ministro da Economia da Alemanha afirmar que "se a Grécia não puder cumprir os seus compromissos, não haverá mais ajudas" ao país.

As declarações Philipp Rösler foram o suficiente para deixar os mercados à beira de um ataque de nervos. Os juros da dívida dos periféricos dispararam e as bolsas perdem mais de 3%.

Espanha é a situação mais preocupante, uma vez que os juros da dívida superaram a barreira dos 7% em todas as maturidades, à excepção do prazo a dois anos. A 10 anos, as yields já estão acima dos 7,5%, um nível considerado "insustentável" pelo próprio governo espanhol.

As maiores subidas ocorrem nos prazos mais curtos: os juros a dois anos avançam 85,2 pontos base para 6,611% e a três anos ganham 76,1 pontos base para 7,295%.

Em Itália, a tendência é muito semelhante. Os juros da dívida sobem em todas as maturidades e as maiores subidas ocorrem nas maturidades mais curtas.

No caso de Portugal, o destaque vai para os juros da dívida a quatro anos, que avançam 117 pontos base 9,844 pontos. Na maturidade a três anos, os juros sobem 84,2 pontos base para 8,692%.
Ver comentários
Saber mais juros da dívida Espanha prémio de risco Portugal Itália Grécia Alemanha Philipp Rösler
Outras Notícias