Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lagarde: O mundo escapou ao "abismo" financeiro

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) frisou que o sistema financeiro mundial tem ainda fraquezas que ameaçam a saída da crise.

Lusa 20 de Março de 2012 às 12:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que o mundo escapou ao "abismo financeiro", mas frisou que o sistema financeiro mundial tem ainda fraquezas que ameaçam a saída da crise.

Lagarde, que realiza uma visita de dois dias à capital indiana, considerou que a situação do sistema financeiro mundial já não é tão grave como era no princípio deste ano.

"Estamos mais longe do abismo do que aquilo que estávamos há três meses", afirmou Lagarde, em declarações numa conferência, na capital indiana.

Segundo a responsável do FMI, as medidas que o Banco Central Europeu e os países europeus adoptaram ajudaram a estabilizar a situação financeira global, mas há ainda áreas "que necessitam de uma resposta vigorosa", como o reforço de capitais das instituições financeiras.

"As instituições financeiras foram grandes agentes de contágio desta crise, e isto diz-nos onde é que as reformas se têm de focar. As instituições financeiras têm de ser agentes de crescimento, não uma ameaça ao crescimento", acrescentou.

A crise financeira global, pelo menos, serviu como "um catalisador enorme" para levar os líderes políticos a tomar medidas impopulares, mas que contribuem para a recuperação da saúde económica, considerou Lagarde.

"A crise foi um grande agente de mudança, mas teria sido melhor se ela não tivesse sido necessária", acrescentou.

Ver comentários
Saber mais Fundo Monetário Internacional FMI Lagarde
Outras Notícias