Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel: Já existe um "acordo geral" sobre a recapitalização da banca

A primeira decisão da Cimeira Europeia dos 27 está relacionada com a recapitalização da banca. Sem avançar detalhes, Angela Merkel confirma que já existe um "acordo geral".

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 23 de Outubro de 2011 às 15:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
"Há um consenso geral neste ponto", confirmou a chanceler alemã durante uma conferência de imprensa conjunta com Nicolas Sarkozy. Merkel avançou, no entanto, que as decisões finais só serão apresentadas na cimeira de quarta-feira.

Ainda assim, a chanceler alemã fez questão de sublinhar que a recapitalização dos bancos europeus, por si só, não vai resolver a crise da dívida soberana da Zona Euro.
Desta vez a líder alemã chamou a atenção para a importância do crescimento económico da região. "Tudo o que fizermos em termos de consolidação orçamental ou em termos de estabilização do euro para superar a crise está ligado com a forma como a Europa vai ser capaz de gerar crescimento económico", disse Angela Merkel.

O crescimento económico e a recapitalização da banca foram assim os temas centrais do encontro dos líderes da União Europeia, confirmou Herman Van Rompuy no final da reunião. O presidente da União Europeia confirmou um novo encontro dos 27 na quarta-feira, a ter lugar antes da cimeira da Zona Euro.

Além da recapitalização da banca, os 27 debateram ainda possíveis formas de aumentar a capacidade do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF). Segundo Merkel, há dois modelos que estão a ser analisados mas nenhum deles inclui o Banco Central Europeu.
Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Nicolas Sarkozy cimeira europeia banca recapitalização
Outras Notícias