Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel quer um novo tratado para uma maior integração dos 27

A chanceler alemã, Angela Merkel, quer que os líderes da União Europeia (UE) cheguem a acordo ainda este ano sobre um grupo de trabalho para um novo tratado que reforce a integração dos 27 países-membros.

Lusa 25 de Agosto de 2012 às 20:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 21
  • ...
A informação foi avançada hoje pela revista Der Spiegel e indica que o assessor de Merkel para a política europeia, Nikolaus Mayer-Landrut, já comunicou a intenção da chanceler em conversações em Bruxelas. A governante alemã pretende que na cimeira da UE que se realiza em Dezembro se estabeleça uma data concreta para a convocatória do grupo de trabalho que irá redigir o novo tratado da UE, refere a revista.

Merkel tem pressionado desde há algum tempo os seus parceiros europeus para completar o pacto fiscal acordado pelos países do Eurogrupo com uma união política, de acordo com a mesma fonte.

A revista destaca que a iniciativa alemã não foi bem recebida por parte dos parceiros europeus e que num encontro do chamado 'grupo do futuro', uma reunião informal de trabalho de dez ministros dos Negócios Estrangeiros, a maioria recusou a proposta apresentada pelo ministro alemão, Guido Westerwelle.

O artigo refere também que países como a Irlanda querem evitar o risco de convocar um novo referendo, uma obrigação imposta em caso de um novo tratado, e outros países, como a Polónia, são contrários à iniciativa de Merkel por considerarem que são escassas as possibilidades de um compromisso entre os 27 países da UE.

Ver comentários
Saber mais Europa Angela Merkel Alemanha
Outras Notícias