Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel recebe líderes da oposição para aprovar tratado orçamental

Angela Merkel recebeu hoje os líderes da oposição pela segunda para negociar o seu apoio na votação do pacto orçamental. A chanceler necessita do apoio dos Verdes e dos Sociais Democratas para aprovar o acordo já referendado na Irlanda.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 13 de Junho de 2012 às 14:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A chanceler alemã, Angela Merkel, está a realizar um último esforço para assegurar a aprovação do pacto orçamental, na Alemanha, antes das férias do Verão no parlamento em Berlim, que começam a 7 de Julho.

Se as negociaões se falharem, a principal responsável pelo pacto que impões limites para o défice e o endividamento públicos, arrisca chegar à reunião do G-20 da próxima semana, em falta para com os parceiros europeus. O Governo irlandês, país que está sob intervenção da troika, já levou a referendo e conseguiu a aprovação pelos irlandeses, do pacto orçamental europeu. Na cimeira europeia dos dias 28 e 29 de Junho, o processo de aprovação alemão também já deverá estar adiantado.

“Não estamos longe”, disse o líder do grupo parlamentar da coligação de Governo de apoio a Merkel, Volker Kauder, citado pela Bloomberg em entrevista à televisão ZDF. “A nossa mensagem não deve ser que a Alemanha está a bloquear soluções. Temos sempre de esperar que as pessoas mantenham as suas opções em aberto até ao final”, acrescentou.

Kauder está confiante de que o Governo e a oposição alemães vão atingir um acordo antes da pausa dos trabalhos no parlamento para o Verão. No entanto, a oposição avisou que pretende que o Governo de coligação faça concessões, ao apelar para que dissipasse as “dúvidas” sobre a sua capacidade a chegar a um acordo de compromisso com a oposição.

A coligação de Angela “precisa dos votos da oposição e tem de agir com seriedade”, disse ontem Frank-Wlater Steinmeier, líder parlamentar dos Sociais Democratas, citado pela Bloomberg.
Ver comentários
Saber mais Angela Merkel pacto orçamental oposição Social Democrata Sociais Democratas Verdes
Outras Notícias