Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Monti reúne-se na próxima semana com Merkel e Sarkozy

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, anunciou hoje que vai reunir-se na próxima quinta-feira com a chanceler alemã e o presidente francês, em Estrasburgo.

Rita Faria afaria@negocios.pt 18 de Novembro de 2011 às 16:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Depois da Câmara dos Deputados dar luz verde definitiva ao executivo de Mario Monti, o primeiro-ministro italiano informou que vai reunir-se na próxima semana com Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, naquela que será a primeira aproximação ao eixo Paris-Berlim para debater a crise da dívida soberana da Europa.

Para além deste encontro Mario Monti anunciou também uma reunião com Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e com Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, já na próxima terça-feira.

“Não existe uma ordem de trabalhos para a reunião com Merkel e Sarkozy”, declarou Monti, numa conferência de imprensa em Roma, acrescentando ainda lhe foi pedido “que contribuísse com ideias”.

Já na segunda-feira Mario Monti vai reunir o Conselho de Ministros, mas já garantiu que o encontro não servirá para nomear secretários de Estado ou vice-ministros, na possibilidade de os ministérios da Economia e das Finanças se dividirem em quatro vice-ministérios.

Questionado sobre se privilegiará o decreto ou o projecto-lei para aprovar as suas reformas económicas, Monti explicou que terá “o máximo cuidado” para que cheguem em pacotes de medidas que contenham iniciativas nas diversas categorias.

“O governo que, a partir de hoje, tem a confiança de ambas as câmaras, tem certamente uma missão de gestão que esperamos decisiva, eficaz na urgência económico-financeira, e forte no plano do crescimento económico”, declarou o chefe do executivo italiano.
Ver comentários
Saber mais Merkel Sarkozy Monti Itália Barroso
Outras Notícias