Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s: "Não haverá ‘default’ na Zona Euro"

A agência de "rating" não antecipa que qualquer país europeu entre numa situação de incumprimento das suas obrigações perante os credores, porque considera que a Zona Euro dispõe dos mecanismos necessários para apoiar os mais vulneráveis.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 21 de Dezembro de 2010 às 17:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
“O nosso cenário base continua a ser o de que, no médio prazo, nenhum país da Zona Euro irá entrar em incumprimento ou impor perdas aos credores privados”, seja através da extensão dos prazos de reembolso ou de outra forma de alívio da pressão.

A Zona Euro dispõe de um fundo que pode, até 2013, angariar, juntamente com o FMI, 750 mil milhões de euros para acudir Estados que, tal como a Grécia, se vejam impossibilitados de se financiar nos mercados financeiros, dadas as taxas de juro proibitivas.

Num relatório divulgado esta tarde, a agência diz, por seu turno, que Portugal manter-se-á “firmemente” na classe de investimento. Recorde-se que hoje a agência de notação de risco voltou a colocar a notação da dívida portuguesa sob vigilância negativa, ameaçando baixar o “rating” (actualmente em A1) em um ou dois níveis.


Ver comentários
Saber mais moodys portugal descida rating europa default
Mais lidas
Outras Notícias