Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Óscares: Comissão Europeia saúda "grande noite" para o cinema europeu em Hollywood

A Comissão Europeia saudou hoje o "grande sucesso" dos filmes europeus na 84.ª cerimónia dos Óscares, em Hollywood, designadamente as cinco estatuetas conquistadas domingo pelo filme "O Artista" e as duas atribuídas à película "A Dama de Ferro".

Lusa 27 de Fevereiro de 2012 às 15:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
No total, nove filmes nomeados para os Óscares receberam apoio comunitário, tendo a produção franco-britânica "A Dama de Ferro" recebido 1,5 milhões de euros para apoio à distribuição, de modo a encorajar os cinemas a projectar o filme noutros países, enquanto o filme mudo francês "O Artista" foi apoiado com 17 mil euros, com o mesmo objectivo.

"Que grande noite para a indústria cinematográfica europeia (...) Uma vez mais, demonstrou que pode competir com os melhores e vencer", comentou hoje a comissária europeia responsável pelos Media, Androulla Vassiliou.

O filme francês mudo e a preto e branco "O Artista" foi o grande vencedor da noite de domingo dos Óscares, em Hollywood, ao arrebatar cinco estatuetas, incluindo a de Melhor filme, Melhor actor (Jean Dujardin) e Melhor realizador (Michel Hazanavicius).

"O Artista" ficará ainda para a história da 84.ª edição dos prémios da academia de cinema como o primeiro filme não anglo-saxónico a vencer o prémio de Melhor filme.

Na 84.ª cerimónia da entrega dos prémios mais importantes da indústria cinematográfica, "O Artista" venceu ainda nas categorias de Melhor guarda-roupa e Melhor banda sonora.

Nas categorias de interpretação, destaque para Meryl Streep que, com o desempenho em "A Dama de Ferro", obteve o seu terceiro Óscar - o segundo de Melhor Actriz -, tendo o filme conquistado ainda a estatueta de "melhor caracterização".

Ver comentários
Saber mais Óscares Comissão Europeia cinema europeu Hollywood
Outras Notícias