Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Olli Rehn: UE admite preparar legislação sobre emissão de obrigações europeias

Alemanha e França não querem "eurobonds" como uma solução no curto prazo para a crise do Velho Continente.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 19 de Agosto de 2011 às 12:44
A União Europeia pode vir a preparar um rascunho de legislação referente à emissão conjunta de obrigações, anunciou hoje o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn.

Essa legislação preliminar poderá ser apresentada juntamente com o relatório de análise da viabilidade destas obrigações europeias já anunciado, de acordo com a Bloomberg. A agência explica que a afirmação foi indicada por Rehn em resposta a uma pergunta colocada pelo Parlamento Europeu no seu site.

No início de Agosto, Olli Rehn tinha já anunciado que iria apresentar um relatório sobre a viabilidade das obrigações europeias “com uma perspectiva sobre como poderá melhorar a disciplina orçamental e aumentar a liquidez nos mercados”, explicou na altura.

O comissário europeu foi convidado pelo Parlamento Europeu para participar, em conjunto com o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, numa sessão especial da comissão parlamentar para a economia, que se deverá realizar a 29 de Agosto.

Esta semana, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy voltaram a dizer que emitir obrigações europeias não é a solução para travar a crise da dívida na Europa neste momento e que só faz sentido no “final de um processo de integração”.

O partido de Angela Merkel indica, por exemplo, que “para já” ainda não é a altura certa para a colocação de títulos obrigacionistas comuns. Algo que é uma posição menos expressiva da que tinha anteriormente, quando rejeitava qualquer emissão de “eurobonds”.
Ver comentários
Saber mais Olli Rehn Comissão Europeia União Europeia Alemanha França obrigações europeias União Europeia UE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio