Europa Participação nas eleições espanholas está ainda mais abaixo face a abril

Participação nas eleições espanholas está ainda mais abaixo face a abril

Até às 18:00 em Madrid, a taxa de afluência às eleições gerais espanholas fixava-se em 56,8%, praticamente quatro pontos percentuais abaixo dos 60,74% registados à mesma hora no ato eleitoral de 28 de abril.
Participação nas eleições espanholas está ainda mais abaixo face a abril
EPA
David Santiago 10 de novembro de 2019 às 17:34

O número de eleitores espanhóis que até às 18:00 de Madrid (17:00 em Lisboa) já tinham votado nas eleições gerais deste domingo, 10 de novembro, era de 56,8%, uma participação eleitoral quase quatro pontos percentuais abaixo dos 60,74% registados, à mesma hora, nas eleições parlamentares de 28 de abril.

Se se confirmar a tendência de as eleições gerais deste domingo registarem uma afluência às urnas inferior àquela que foi verificada na eleição de abril, então estar-se-á perante um padrão: a repetição de eleições traduz-se numa menor afluência às urnas.

É que depois de na eleição de dezembro de 2015 se ter observado uma participação de 69,7%, na repetição de eleições meio ano depois, a 26 de junho de 2016, a afluência recuou cerca de três pontos percentuais para 66,5%. Nas eleições de abril que resultaram num novo parlamento bloqueado, a taxa de participação eleitoral foi de 71,8%.

Se durante esta manhã a afluência estava acima da que foi registada na última eleição, os dados conhecidos às 14:00 em Madrid já mostravam um decréscimo da participação na ordem os 3,5 pontos percentuais.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério do Interior de Espanha, a afluência às urnas é inferior a abril em todas as regiões autonómicas, sendo que a maior quebra acontece nas Baleares.





Marketing Automation certified by E-GOI