Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Porta-voz da Comissão Europeia abandona debate depois de lhe chamarem "idiota"

Depois do operador que apenas queria atenção, a BBC vê-se no meio de outro acontecimento desagradável. Num painel de debate sobre a crise da dívida, um comentador chamou Amadeu Altafaj de "idiota em Bruxelas". A Comissão Europeia exigiu desculpas, a BBC pediu. Veja aqui o vídeo.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 30 de Setembro de 2011 às 16:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
“Aquele idiota em Bruxelas”. Estas foram as palavras que levaram o porta-voz da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj Tardio, a abandonar um debate em que participava na BBC.

Num painel de discussão no canal de televisão britânico, o porta-voz do comissário europeu Olli Rehn defendia a posição das autoridades europeias na resolução da crise da dívida na Zona Euro.

“É terrivelmente assustador ouvir aquele idiota em Bruxelas”, afirmou o colunista do “Daily Telegraph”, Peter Oborne, apontando para Altafaj, que participa a partir do estúdio da BBC na capital belga.

O apresentador do programa, Jeremy Paxman, perguntou, em jeito de brincadeira: “Senhor idiota em Bruxelas, quer responder?”. “Não. Penso que as palavras falam por quem as pronuncia”, respondeu o porta-voz do comissário do braço executivo da União Europeia.

Enquanto Altafaj dizia que o euro tem sido um factor de estabilidade e de prosperidade, Peter Oborne ria-se. Mais tarde, voltou a considerar o porta-voz um “idiota em Bruxelas”.

Nessa altura, o antigo director do “Financial Times”, Richard Lambert, também foi vítima de uma piada do colunista do “Daily Telegraph”. Oborne acusou-se de “seguir a linha” do “idiota em Bruxelas”. Por isso, ofereceu-lhe um livro intitulado “Guilty Men” (“Culpados”). “Você é um deles”, disse Oborne a Lambert.

Depois, o comentador Oborne seguiu criticando o euro e a destruição que estava a causar aos gregos e às suas empresas, acusando a “elite do euro” e “esses idiotas em Bruxelas”.

Nessa altura, o próprio apresentador do programa perguntou se Oborne poderia parar de chamar idiotas, por ser “ofensivo”. Contudo, já Amadeu Altafaj estava a tirar o auricular e a abandonar o estúdio.


Comissão quer desculpas, BBC pede

No seguimento do incidente, a Comissão Europeia exigiu um pedido de desculpas. “No nosso trabalho com os meios de comunicação, temos como base o respeito e o profissionalismo. Estas regras não foram respeitadas e, obviamente, estamos à espera de um pedido de desculpas”, disse outra porta-voz da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde, citada pelo “El Mundo”.

Por sua vez, a “BBC” já se retratou dizendo que “não defende” os comentários de Oborne, assegurando que pediu desculpas directamente a Altafaj.


Ver comentários
Saber mais Amadeu Altafaj Tardio BBC Comissão Europeia
Mais lidas
Outras Notícias