Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da Eslovénia propõe banqueiro para primeiro-ministro

O presidente da Eslovénia, Danilo Türk, propôs hoje de forma informal o banqueiro Marko Voljc para o cargo de primeiro-ministro, depois de Zoran Jankovic, vencedor das legislativas, não ter conseguido uma maioria no parlamento.

Lusa 19 de Janeiro de 2012 às 00:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Um despacho da agência AFP adianta que face à recusa do parlamento em nomear o presidente da Câmara de Ljubljana, o milionário Zoran Jankovic, o chefe de Estado Danilo Türk optou pelo banqueiro Marko Voljc.

Com 62 anos, Voljc dirigiu o banco esloveno mais importante, o Nova Ljubljanska Banka (NLB), entre 1992 e 2004. Actualmente é director para a Europa de Leste e a Europa Central do grupo financeiro belga KBC (banca e seguros). Trabalhou ainda entre 1979 e 1992 para o Banco Mundial, tendo chefiado a representação na América Central.

Em conferência de imprensa na capital eslovena, Danilo Türk afirmou que Marko Voljc tinha aceite com a condição de receber um amplo apoio dos partidos políticos.

"É um homem que goza de boa reputação, excelentes referências e é capaz de enfrentar as dificuldades e resolver os problemas", referiu o presidente, adiantando que cabe agora os partidos políticos manifestarem a sua posição.

O primeiro dirigente político a manifestar-se sobre o assunto foi precisamente Zoran Jankovic, que declarou estar pronto a apoiar Marko Voljc.

Até dia 25, deverá ser proposto ao parlamento um novo candidato a primeiro-ministro, o que poderá ser feito pelo chefe de Estado ou por um grupo de pelo menos dez deputados.

O parlamento tem de votar no candidato até ao final deste mês.

Ver comentários
Saber mais Eslovénia Presidente da Eslovénia primeiro-ministro banqueiro
Mais lidas
Outras Notícias