Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Quase 81% dos catalães votaram "sim" e "sim" a favor de Estado independente

Uma ampla maioria dos catalães que no domingo votaram (80,72%), votou "sim" a favor de que a Catalunha seja um Estado e de que esse Estado seja independente, segundo dados provisórios avançados pela vice-presidente do Governo.

Bloomberg
Negócios 10 de Novembro de 2014 às 00:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Quando estavam escrutinadas 88,44% ou 5.921 das 6.995 mesas, Joana Ortega disse que 1.649.239 pessoas votaram "sim" nas duas perguntas da consulta.

 

Com a opção "sim" a que a Catalunha seja um Estado mas "não" a que seja independente" votaram 10,11% (206.699 eleitores).

 

A opção "não" obteve o apoio de 92.939 pessoas ou 4,55% dos votantes, tendo havido quase 4% de votos em branco ou nulos e 0,98% de votos "sim" na primeira pergunta e em branco na segunda.

 

"Com 88,44% das mesas contabilizadas temos já uma participação de 2.043.226 pessoas. Com base nesse número podemos estimar que a participação final rondará as cerca de 2.250.000 pessoas", explicou a vice-presidente.

 

Joana Ortega falava aos jornalistas no centro de imprensa instalado pelo Governo regional para acompanhar o processo participativo, cerca de duas horas e meia depois do fecho das urnas na Catalunha.

 

A intervenção de Ortega foi feita depois de o presidente catalão, Artur Mas, ter considerado que, devido à elevada participação, a jornada se poderia considerar "um êxito total".

 

O número de votantes divulgado pela vice-presidente poderá não ser o número total de participantes, já que as votações ainda decorrem nos países do outro lado do atlântico onde há gabinetes de representação do Governo catalão, incluindo nos Estados Unidos e Brasil.

 

Além disso, catalães que consigam apresentar justificações para não terem votado no domingo ainda o poderão fazer durante as próximas duas semanas.

 

Ainda que não haja censo eleitoral, o Governo regional tem usado como base de trabalho o último censo eleitoral, preparado para as eleições europeias, que cifrava o número de eleitores em 5,4 milhões.

 

De referir que entre os votantes há pessoas com entre 16 e 18 anos, algo que não ocorreu no censo eleitoral do voto europeu de maio.

 

Para tentar dar algum contexto aos números, devem ser tidos em conta - ainda que com as evidentes diferenças - os dados de outros actos eleitorais realizados na Catalunha.

 

De referir que nas eleições regionais de 2012 os partidos com assento parlamentar que apoiam a consulta - CiU, ERC, ICV e CUP - registaram, entre si, cerca de 2,09 milhões de votos.

 

O apoio às forças soberanistas ou independentistas há dois anos rondou os 32,1% dos eleitores registados, sendo a maior percentagem desde 1984, na altura foi de 33,6% ainda que, em termos absolutos, esses partidos tenham obtido mais 280 mil votos em 2012 do que em 1984.

 

Nas últimas eleições realizadas na região, as europeias de maio último, o número total de votantes foi de 2,53 milhões ou 47,63%.

 

Nas legislativas de final de 2011 votaram na Catalunha cerca de 3,5 milhões de pessoas, o que representa uma taxa de participação de 70,30%.

 

Ver comentários
Saber mais Catalunha Artur Mas
Outras Notícias