Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

"Se os nossos amigos gregos fizerem o seu trabalho, temos de apoiá-los"

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, assegurou novamente que a Grécia tem de cumprir as suas obrigações. Assim, a Comissão Europeia estará disponível para apoiá-la. Porque as pessoas não sabem do que falam quando mencionam um incumprimento.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 27 de Janeiro de 2012 às 15:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
“Se os nossos amigos gregos fizerem o seu trabalho, temos de apoiá-los, porque seria muito difícil – não apenas para a Grécia mas para a Zona Euro – se houvesse um problema maior, ou seja, um incumprimento, na Grécia”.

A declaração de Durão Barroso, hoje, em Bruxelas, faz novamente pressão sobre os líderes gregos para que empreendam a consolidação orçamental que lhes é exigida nos pacotes de resgate acordados.

“Esta é a nossa linha. A Comissão vai manter esta postura sem ambiguidade”, assegurou o presidente da Comissão Europeia, segundo a Bloomberg, referindo a necessidade de a Grécia garantir que vai cumprir os objectivos acordados, antes de receber a ajuda externa - assistência que é garantida, caso o país implemente um pouco mais da austeridade exigida.

Foi hoje avançado um relatório da troika, onde é proposta a privatização de duas ou três grandes empresas do Estado, com o objectivo de reduzir as suas despesas públicas. Medidas que o país deve implementar para evitar um incumprimento.

As pessoas que falam de um incumprimento da dívida grega “não sabem do que estão a falar”, disse Barroso em Bruxelas. Este é o principal tema que tem ocupado os debates no Fórum Económico Mundial, que se está a realizar em Davos até domingo.

Foi em Davos que o comissário europeu Olli Rehn mencionou que as negociações para definir o segundo pacote de resgate à Grécia - nomeadamente as condições do perdão da dívida - estão a aproximar-se do fim.

Ver comentários
Saber mais Durão Barroso Comissão Europeia presidente da Comissão Europeia European Commission
Outras Notícias