Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rajoy descarta pedir ajuda enquanto não conhecer condições dos fundos de resgate

O presidente do Governo espanhol garantiu que não vai pedir ajuda aos fundos de resgate do euro enquanto não conhecer mais detalhes sobre as suas condições do seu funcionamento.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 14 de Agosto de 2012 às 15:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Mariano Rajoy garantiu ainda que qualquer decisão será "sempre no melhor interesse" dos espanhóis.

A probabilidade de Espanha necessitar de recorrer aos fundos de resgate do euro [FEEF e MEE] aumentou depois de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, ter afirmado que o banco central só comprará dívida soberana quando os países em dificuldades recorrerem a estes mecanismos.

A 2 de Agosto passado, Mario Draghi afirmou que "o BCE poderá promover a compra directa de títulos de dívida no mercado, com o objectivo de promover a estabilidade dos preços e na observância do seu mandato e da independência".

"As compras de obrigações podem começar assim que os governos cumprirem as condições necessárias" e "cabe a cada país decidir se quer pedir assistência ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira", referiu o presidente do BCE.

Um dia após as afirmações de Draghi, Rajoy disse: "Não descarto nem deixo de descartar" um resgate. Esta foi a primeira vez que, de forma clara, Rajoy não rejeitou um pedido de resgate para ajudar o país a equilibrar as contas públicas espanholas.

"Faço o que considero melhor para os interesses dos espanhóis", disse Rajoy, durante a conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, a primeira em que comparece desde que tomou posse como presidente do governo espanhol.

O presidente do governo espanhol admitiu, na mesma ocasião, que Espanha pode não precisar de um resgate integral, depois da ajuda à banca. "No entanto, não sabemos o que está a ser planeado. Não tomei nenhuma decisão", resumiu.
Ver comentários
Saber mais Mariano Rajoy Espanha FEEF MEE Mario Draghi
Outras Notícias