Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido lança pacote de 30 mil milhões com cortes de impostos no turismo e restauração

O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, anunciou um pacote de estímulo à economia que contempla cortes de impostos profundos nos setores da restauração e turismo.

Reuters
Negócios jng@negocios.pt 08 de Julho de 2020 às 16:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Reino Unido anunciou cortes de impostos em várias atividades económicas, como na compra de casa ou na restauração, e redução do IVA no setor do turismo, numa tentativa de contornar as perdas geradas pelo impacto da covid-19 na região, segundo o ministro das Finanças, Rishi Sunak.

"Enfrentamos profundos desafios económicos", disse o ministro na Câmara dos Comuns, estabelecendo um novo pacote de estímulos a ser anunciado e revisto posteriormente. Acrescentou que "em apenas dois meses, a nossa economia contraiu 25% - o mesmo que cresceu nos 18 anos anteriores".

Sunak prometeu também apoiar empresas que mantêm os seus trabalhadores nesta fase. O pacote de 30 mil milhões de libras de Sunak inclui o aumento para 500 mil libras do valor a partir do qual a compra de imóveis fica sujeita ao pagamento de imposto do selo, até 31 de março do próximo ano. As autoridades disseram que isso significa que quase 9 em cada 10 pessoas que compram casas não vão pagar o imposto.

Ainda um corte dos impostos sobre as vendas no setor da restauração, hotéis e atrações turísticas de 20% para 5% nos próximos seis meses, um programa extra de 9 mil milhões de libras para proteger os trabalhadores que fiquem sem emprego nesta fase e um desconto nas refeições nos restaurantes em todo o país em agosto. 

Sunak tem nas mãos a tarefa de retirar a quinta maior economia do mundo daquela que pode ser a sua pior recessão dos últimos três séculos.

Espera-se que o desemprego suba, numa altura em que o Reino Unido está a financiar os salários de mais de 12 milhões de trabalhadores. Até agora, o Estado já forneceu mais de 160 mil milhões de libras de apoio à economia.
Ver comentários
Saber mais IVA Reino Unido Rishi Sunak economia negócios e finanças economia negócios e finanças política turismo restauração
Mais lidas
Outras Notícias