Notícia
Taxa de desemprego no Reino Unido mantém-se e salários aumentam 2,9%
A taxa de desemprego no Reino Unido entre os meses de Maio e Julho manteve-se nos 5,5%, tal como no trimestre anterior. Há mais 10 mil desempregados, relativamente ao trimestre anterior, mas também foram criados 42 mil postos de trabalho.
- 2
- ...
O número total de desempregados no Reino Unido está agora nos 1,82 milhões. Os dados do Office for National Statistics citados esta quarta-feira, 16 de Setembro, pela BBC referem que, apesar de haver agora mais 10 mil desempregados, foram criados mais 42 mil postos de trabalho. Os dados mostram também que os salários aumentaram no país cerca de 2,9% face ao ano anterior.
A taxa de desemprego manteve-se nos 5,5% relativamente ao trimestre anterior, contudo houve um decréscimo face ao período homólogo, em que o desemprego estava nos 6,2%.
O emprego também cresceu. Este trimestre a BBC refere que a população empregada aumentou 42 mil relativamente ao trimestre anterior e são agora 31,09 milhões de pessoas empregadas no Reino Unido. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, há mais 413 mil pessoas empregadas.
Já a taxa de emprego registada entre pessoas entre os 16 e os 64 anos está agora nos 73,5%, igual ao trimestre anterior, mas mais alta que os 72,8% registados no mesmo período do ano passado.
O salário médio também aumentou 2,9% face ao período homólogo, menos que o crescimento de 3,3% verificado no trimestre anterior, mas, ainda assim, o maior aumento desde 2009.
Chris Williamson, economista-chefe da empresa de informação financeira Markit, disse à BBC que "o aumento dos salários, que tem sido o elemento em falta na retoma económica, parece ter finalmente chegado".
O secretário de estado do governo britânico George Osborne disse que "os aumentos nos pacotes salariais e criação de emprego são boas notícias. Com os salários a crescer 2,9% este ano e uma taxa de inflação baixa, os trabalhadores têm o maior aumento real em mais de uma década".