Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet diz que retirada dos apoios à banca irá demorar algum tempo

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse ontem que a retirada dos apoios à liquidez do sector da banca deverão demorar algum tempo.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 10 de Setembro de 2010 às 08:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Jean-Claude Trichet disse ao Financial Times que o processo de retirada das medidas extraordinárias de liquidez, que a autoridade monetária prolongou até 2011 na semana passada, deverá demorar algum tempo.

“Estamos a acompanhar o mercado à medidas que este regressa, progressivamente, a condições normais”, disse Trichet em entrevista dada ao Financial Times, citado pela Bloomberg, que confirmou as declarações do responsável junto do BCE: “É um processo que demora algum tempo”, disse o banco à agência noticiosa.

Na semana passada o BCE prolongou a concessão de empréstimos ilimitados, à taxa de juro de referência de 1% aos bancos da Zona Euro, até, pelo menos, 18 de Janeiro. Uma medida com vista estimular a concessão de crédito na Zona Euro, apesar de os investidores o incumprimento da dívida soberana e de os bancos estarem relutantes em se financiarem uns aos outros.

“Continuamos a não poder excluir potenciais episódios de instabilidade financeira internacional, que impeçam o normal funcionamento dos mercados financeiros”, disse o membro do Conselho Executivo, Miguel Ordonez à Bloomberg. “Os bancos e bancos de depósitos devem continuar a pensar em reforçar a sua estrutura de financiamento”, acrescentou.

Ver comentários
Outras Notícias