Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Van Rompuy: Líderes europeus "têm de fazer mais" para estancar a crise da dívida

O presidente do Conselho Europeu diz que os líderes europeus "têm de fazer mais" para colocar um ponto final na crise da dívida soberana que assola a Europa. Quanto à Itália, Van Rompuy considera que o país não está inserido num programa de ajustamento mas vai ser observado "de perto" pelas instituições internacionais.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 12:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Apesar de na última semana a Itália e a Grécia terem já nomeado novos primeiro-ministro, Mario Monti e Lucas Papademos respectivamente, para tentarem por um travão na especulação sobre os países, os investidores não deram ainda tréguas.

Para Herman Van Rompuy, os desenvolvimentos nos mercados financeiros da última semana mostram que os líderes europeus “têm de fazer mais” para travar a crise da dívida soberana. O responsável europeu, citado pela Bloomberg, disse ainda que são “o crescimento económico e o emprego que estão a suportar o peso da perda de confiança” motivadas pela instabilidade financeira na Zona Euro.
Ainda assim, Van Rompuy considera que a Europa “dispõe dos meios” para sair desta situação “muito difícil”. “Vai ser preciso um trabalho árduo (…) e um ajustamento desafiante ao mundo actual mas nós vamos chegar lá” frisou em Bruxelas, citado pela agência Bloomberg.


O presidente do Conselho Europeu afirmou que as instituições europeias bem como o Fundo Monetário internacional (FMI) vão monitorizar “de perto” a Itália, de acordo com a Bloomberg.

Herman Van Rompuy , que considera que os transalpinos enfrentam um exercício “delicado mas necessário”, defende que a Itália “não está num programa de ajustamento” mas ainda assim vai ser observada “de perto” pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI, de acordo com a mesma fonte.

“Os problemas de um país tornaram-se os problemas de toda a Zona Euro” frisou e acrescentou que “temos que lutar” pela Europa, dado que há muito em jogo.

Ver comentários
Saber mais Conselho Europeu Itália Herman Van Rompuy Zona Euro Europa ajuda externa
Mais lidas
Outras Notícias