União Europeia 27% de 104 grandes investidores mundiais acredita num "Brexit"

27% de 104 grandes investidores mundiais acredita num "Brexit"

Mais de um quarto de alguns dos maiores investidores mundiais está convicto de que o Reino Unido irá votar a favor da saída da União Europeia no referendo de 23 de Junho.
27% de 104 grandes investidores mundiais acredita num "Brexit"
Negócios 27 de março de 2016 às 20:13

Numa sondagem a 104 fundos de pensões e gestores de activos internacionais, 27% dos inquiridos disse ser provável que o referendo de 23 de Junho resulte numa saída do Reino Unido da UE – o chamado "Brexit".

 

A NN Investment Partners, gestora de activos da Holanda que levou a cabo este estudo, disse ao Financial Times que houve um forte aumento do número de investidores que estima que vai haver "Brexit". Com efeito, na sondagem realizada em Março do ano passado, menos de um quinto dos investidores acreditava nessa possibilidade.

 

"A economia, as medidas governamentais e a política já deram tantas reviravoltas surpreendentes nos últimos anos que acredito que a única certeza que temos é a incerteza", comentou ao FT o director de estratégia da NN Investment Partners, Valentijn van Nieuwenhuijzen.

 

O facto de haver cada vez mais investidores que pensam que o Reino Unido vai sair da União Europeia levou a que a maioria começasse já a tomar medidas no sentido de proteger as suas carteiras de investimento, recorda o jornal britânico.

 

De acordo com uma análise compilada para investidores institucionais por parte do MSCI, responsável pela construção e manutenção de índices, a bolsa britânica poderá registar uma queda de 10% e o mercado accionista global poderá recuar 2% em caso de "Brexit", isto num cenário de impacto "limitado".

 

Se o impacto provocar mais "perturbações" [cenário em que o "Brexit" possa levar ao desmoronamento da Zona Euro e penalizar o crescimento em todo o mundo], o MSCI estima que a bolsa britânica afunde 22% e que as praças accionistas mundiais caiam 11%.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI