Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha escapa à recessão com crescimento surpresa de 0,1%

Depois de, no segundo trimestre, ter registado uma contração, a economia alemã inverteu a tendência nos três meses até setembro.

EPA
Negócios jng@negocios.pt 14 de Novembro de 2019 às 07:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Os dados preliminares sobre a evolução do produto interno bruto (PIB) alemão trouxeram uma surpresa: a maior economia europeia escapou ao cenário de recessão técnica ao apresentar um crescimento, ainda que ligeiro, no terceiro trimestre do ano.

A economia alemã cresceu 0,1% nos três meses até setembro, em comparação com o trimestre imediatamente anterior, um número que está dentro do intervalo previsto pelos 45 analistas consultados pela Bloomberg – entre -0,1% e 0,1% - mas que surpreende depois da contração registada no segundo trimestre.

Entre abril e junho, a economia alemã contraiu 0,2%, um número que resulta de uma revisão em baixa da primeira estimativa, que apontava para um recuo do PIB de 0,1%.

Um novo trimestre de crescimento negativo na Alemanha preocupava pois, caso se verificasse, consolidava-se o cenário de recessão técnica, caracterizado por dois trimestres consecutivos de contração.

Em termos homólogos - ou seja, face ao terceiro trimestre de 2018 - a economia alemã registou um crescimento de 0,5%. Apesar do cenário mais positivo, o ministro alemão da Economia, Peter Altmaier (na foto), lembra que o desenvolvimento económico na região ainda é frágil, avança a Reuters.

Ver comentários
Saber mais Alemanha economia negócios e finanças macroeconomia conjuntura
Outras Notícias