União Europeia Áustria restabelece controlo de fronteiras à meia-noite

Áustria restabelece controlo de fronteiras à meia-noite

A Áustria informou esta terça-feira a Comissão Europeia de que vai restabelecer o controlo nas suas fronteiras à meia-noite, noticiou a agência austríaca APA.
Áustria restabelece controlo de fronteiras à meia-noite
Lusa 15 de setembro de 2015 às 17:52

A ministra do Interior austríaca, Johanna Mikl-Leitner, anunciou a decisão na segunda-feira e comunicou-a hoje, por carta, ao comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos. "A intensidade dos controlos fronteiriços será limitada ao que for considerado necessário para a segurança", lê-se na carta, citada pela agência.

 

A medida, que deverá ser temporária, entra em vigor às 00:00 locais de quarta-feira (23:00 de terça-feira em Lisboa) e será centrada nas fronteiras do sul do país, com a Eslováquia, Hungria, Eslovénia e Itália.

 

O controlo é justificado pelas autoridades com "a dimensão maciça do fluxo de cidadãos de países terceiros (não-comunitários)" e a necessidade de "não colocar em risco a ordem pública e a segurança interna".

 

A Áustria anunciou na segunda-feira a intenção de, à semelhança da Alemanha, repor os controlos fronteiriços, depois de os dois países terem permitido durante uma semana a entrada livre de dezenas de milhares de refugiados provenientes da Hungria.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI