União Europeia Brexit vai vencer, diz quinta sondagem em 24 horas

Brexit vai vencer, diz quinta sondagem em 24 horas

É a quinta sondagem consecutiva que, no espaço de 24 horas, aponta para a vitória dos que querem o Reino Unido fora da UE.
Brexit vai vencer, diz quinta sondagem em 24 horas
Bloomberg
Negócios 14 de junho de 2016 às 17:33

A pouco mais de uma semana do referendo que decidirá se o Reino Unido permanecerá ou não na União Europeia são já cinco as sondagens que, no espaço de 24 horas, convergem no mesmo sentido: a vitória do "Leave".

 

A mais recente, divulgada nesta terça-feira, 14 de Junho, foi realizada pela TNS entre 7 e 13 de Junho com base num universo de 2.497 adultos, e aponta para a vitória do "não" à UE com 47%. Apenas 40% responderam que votarão pelo "Remain" no referendo marcado para o próximo dia 23.

Lembra a Bloomberg que esta é a quinta sondagem convergente, depois de quatro outras terem nesta segunda-feira mostrado igualmente a dianteira do "Leave" com vantagens a oscilar entre 1 e 7 pontos percentuais face ao "Remain".

Más notícias para o primeiro-ministro David Cameron, que poderá ser forçado a demitir-se, e que começa a ser abertamente criticado fora de portas por ter proposto um referendo com potencial para condicionar não só o futuro do Reino Unido como a evolução de todo o projecto de integração que tem assegurado o mais longo período de paz no continente europeu.

"Acho que foi uma decisão irresponsável", afirmou nesta terça-feira Ann Linde, ministra sueca para a Europa perante o Parlamento do seu país. Já este fim-de-semana, Donald Tusk, o polaco que preside ao Conselho Europeu, havia afirmado temer que o Brexit "possa ser o princípio do fim" da UE.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI