União Europeia Brexit atira confiança dos consumidores do Reino Unido para maior queda em 21 anos

Brexit atira confiança dos consumidores do Reino Unido para maior queda em 21 anos

O índice Gfk que mede o sentimento dos consumidores caiu para -9 nos dias após o referendo sobre o Brexit, a maior descida desde Dezembro de 1994.
Brexit atira confiança dos consumidores do Reino Unido para maior queda em 21 anos
Bloomberg
Rita Faria 08 de julho de 2016 às 10:29

A confiança dos consumidores do Reino Unido registou a maior queda dos últimos 21 anos, na sequência do referendo que ditou a saída do país da União Europeia.

O índice Gfk que mede o sentimento dos consumidores caiu para -9, a maior descida desde Dezembro de 1994, quando a subida dos impostos e dos juros e a insegurança laboral pesaram nos gastos da população britânica. O inquérito extraordinário foi conduzido entre os dias 30 de Junho e 5 de Julho.

Entre os que votaram a favor do "Remain", o nível de confiança desceu para -13, enquanto entre os apoiantes do "Leave", o índice recuou para -5.

"Durante este período de incerteza, vimos uma queda muito significativa da confiança", refere Joe Staton, da Gfk. "Todos os nossos indicadores caíram, com a maior descida a registar-se nas perspectivas para a situação económica geral nos próximos 12 meses".

Seis em cada dez inquiridos na sondagem realizada pela Gfk a 2.002 pessoas esperam que a situação económica piore no próximo ano, acima dos 46% da sondagem de Junho.

A proporção de inquiridos que acredita que os preços vão subir rapidamente no mesmo período aumentou de 13% para 33%.

A queda da confiança foi maior no norte de Inglaterra e Escócia do que no sul, incluindo Londres.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI