Notícia
Bruxelas investiga suspeitas de cartel nos “chips” de cartões
A Comissão Europeia está a investigar alegadas práticas de cartel entre os fabricantes de “chips” de cartões, tendo já enviado a informação para as empresas em causa. Bruxelas não identifica as empresas que estão sob investigação.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
“A Comissão Europeia informou alguns fornecedores de ‘chips’ de cartões sobre a sua visão preliminar de que [as empresas em questão] participaram num cartel, infringidos as regras de anti-concorrência da UE”, revela Bruxelas numa nota tornada publica esta segunda-feira, 22 de Abril. A Comissão realça que o envio desta informação não antevê o resultado do processo.
Bruxelas salienta que “quase toda a gente usa ‘chips’ de cartões, usados nos cartões SIM de telemóvel, cartões bancários, passaportes, cartões de identificação, televisão paga ou em inúmeras aplicações.”
A Comissão “está preocupada que certos fornecedores de ‘chips’ podem ter acordado ou coordenado o seu comportamento” na União Europeia “de forma a manter os preços altos.”
Bruxelas revela que ainda “acordou explorar a possibilidade de um acordo com as empresas envolvidas, mas agora encerrou as negociações devido à ausência de progressos.”
“Não é porque o processo de negociações falhou que as empresas” se livram, salientou Joaquín Almunia (na foto), citado no comunicado, salientando que “a essência de um acordo” é proporcionar uma resolução do problema “mais rápida, mais eficiente”, contudo, “se isto não é possível, a Comissão não vai hesitar” em regressar a um procedimento “normal”.