Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bundesbank prevê novo resgate para a Grécia após eleições alemãs

O banco central alemão prevê que a Grécia vai precisar de um novo programa de resgate, o mais tardar no início de 2014, após as eleições legislativas alemãs em Setembro, revela um documento interno do Bundesbank.

Lusa 11 de Agosto de 2013 às 13:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 23
  • ...

O semanário "Der Spiegel" revela, na edição deste domingo, um documento interno do banco central no qual se lê que "os europeus devem aprovar no início de 2014 um novo pacote de empréstimos para a Grécia".

 

No documento, aparentemente destinado ao Ministério das Finanças alemão e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), o Bundesbank refere que a actual revisão da troika à economia da Grécia foi motivada por “pressões políticas”.

 

O Bundesbank não chega a insinuar tratar-se de pressão directa do Governo alemão para evitar manchar a campanha eleitoral, mas considera infundado o "optimismo" de acreditar que não será necessário um novo programa de resgate.

 

Os riscos de um programa de resgate são "extraordinariamente altos", refere o semanário alemão, acrescentando que persistem "dúvidas significativas " sobre a capacidade do Governo de Atenas para chegar a implementar reformas que o Bundesbank considera "imprescindíveis".

 

Até agora, a Grécia recebeu ajuda no valor de 200 mil milhões de euros, contabiliza o semanário, tendo sido transferida a última tranche, no valor de 5,7 mil milhões, em Julho.

Ver comentários
Saber mais Grécia Bundesbank ajuda externa Zona Euro
Mais lidas
Outras Notícias