Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Comissário Europeu Michel Barnier formaliza vontade de suceder a Durão Barroso

Depois de Valdis Dombrovskis e Jean-Claude Junker hoje foi a vez de o francês Michel Barnier formalizar a intenção ser o candidato do Partido Popular Europeu (PPE) ao cargo de presidente da Comissão Europeia, actualmente ocupado por Durão Barroso.

Bloomberg
Negócios com Lusa 28 de Fevereiro de 2014 às 16:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A candidatura do Comissário Europeu do Mercado Interno é a terceira a ser apresentada e junta-se à dos antigos primeiros-ministros da Letónia Valdis Dombrovskis e do Luxemburgo Jean-Claude Junker, visto como favorito para suceder a Durão Barroso.

 

O candidato oficial do PPE - grupo que integra o PSD e CDS-PP - será escolhido no congresso de Dublin, nos dias 6 e 7 de Março. O prazo de submissão de candidaturas termina no dia 5 e no dia seguinte estas serão analisadas e validadas.

 

No dia 7, os delegados ao congresso elegem um candidato e é lançada oficialmente a campanha eleitoral para as europeias de Maio.

 

Durão Barroso, que pertence à família do PPE, e cujo segundo mandato só termina a 31 de

 
Congresso do PPE a 6 e 7 de Março
O PPE, a maior família política europeia - tanto no Parlamento Europeu como no Conselho (Estados-membros) - é a última a escolher o seu candidato a presidente da Comissão Europeia. Neste momento, Jean-Claude Junker surge como favorito, tendo já recebido o apoio oficial da CDU alemã de Angela Merkel. 

Outubro, ainda não anunciou se será ou não candidato, embora pareça praticamente afastada a possibilidade de recandidatura, depois de dez anos no cargo, apesar de os tratados europeus não impedirem um terceiro mandato.

 

Esta é a primeira vez que as famílias políticas apresentam candidatos à presidência da Comissão Europeia, no quadro das primeiras eleições europeias realizadas à luz do Tratado de Lisboa, que conferiu mais poderes à assembleia, incluindo o resultado do sufrágio (neste caso, de maio próximo) ser "tido em conta" na designação do presidente da Comissão, que continua a pertencer ao Conselho.

 

De momento, os candidatos a presidente da Comissão são o alemão Martin Schulz, pelos Socialistas Europeus (actualmente o segundo maior grupo político europeu, em que se inclui o PS, e que, segundo diversas sondagens, poderá aproximar-se ou mesmo ultrapassar o PPE), o belga Guy Verhofstadt, pelos Liberais (terceira família do hemiciclo europeu), o grego Alexis Tsipras, pelo Grupo da Esquerda Unitária (em que se encontram as delegações do Bloco de Esquerda e PCP), e o francês José Bové e a alemã Ska Keller, pelos Verdes.

Ver comentários
Saber mais Valdis Dombrovskis Jean-Claude Junker Michel Barnier Comissão Europeia eleições europeias PPE Partido Popular Europeu
Mais lidas
Outras Notícias