União Europeia Donald Tusk: Portugal beneficiará de "estabilidade política" com a eleição de Marcelo

Donald Tusk: Portugal beneficiará de "estabilidade política" com a eleição de Marcelo

O presidente do Conselho Europeu deu os parabéns a Marcelo Rebelo de Sousa pela eleição como Presidente da República e disse acreditar que "Portugal vai beneficiar da estabilidade política e coesão social".
Donald Tusk: Portugal beneficiará de "estabilidade política" com a eleição de Marcelo
Reuters
David Santiago 25 de janeiro de 2016 às 16:40

No entender do político polaco Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República vai contribuir para assegurar a estabilidade necessária ao país.

 

Numa mensagem publicada na sua conta oficial no Twitter, Tusk começou por dirigir-se a Marcelo apresentando "os parabéns pela sua eleição como Presidente da República" e, em nome pessoal, desejar-lhe "os maiores sucessos nas suas funções".

 

"Confio que Portugal vai beneficiar da estabilidade política e coesão social que são necessárias para responder aos desafios que enfrenta", acrescentou o dirigente europeu demonstrando confiança de que as relações institucionais entre o Governo de António Costa e a Presidência da República vão ficar salvaguardadas com Marcelo em Belém.

 

Nesta mensagem, Donald Tusk elogia ainda o papel desempenhado por Portugal no seio da União Europeia ao longo dos últimos 30 anos, que são celebrados em 2016, e diz estar confiante de que "Lisboa continuará a contribuir para o desenvolvimento da UE", designadamente nos desafios de "completar a união monetária" e de encontrar "respostas apropriadas às ameaças geopolíticas".

 

Na última noite eleitoral de 24 de Janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa venceu de forma clara as eleições presidenciais com 52% dos votos, ficando à frente em todos os distritos do país, algo inédito na história democrática nacional. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI