Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Enrico Letta: "BCE é a única instituição que desafia a Alemanha"

  Enrico Letta, primeiro-ministro italiano em 2013 e 2014, considera que Mario Draghi é o principal combatente da crise europeia.

Bloomberg
Nuno Aguiar naguiar@negocios.pt 10 de Abril de 2015 às 16:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

"Depois de oito anos de crise temos um equilíbrio totalmente diferente nas instituições europeias. Antes tínhamos a Comissão Europeia em primeiro, agora temos o conselho", afirmou Letta, durante a sua intervenção no Seminário sobre Governação e Políticas para a Prosperidade na Europa, organizada pelo Governo português.

 

"O papel do BCE [Banco Central Europeu] é o mais interessante do ponto de vista político, porque é a única instituição que claramente desafia a Alemanha, numa altura em que é ela que lidera", argumentou, num discurso em que o ex-governante se concentrou na degradação dos partidos tradicionais em muitos países europeus e na necessidade de uma liderança verdadeiramente europeia para sair da crise.

 

Enrico Letta acrescentou que "o principal herói da política europeia é Mario Draghi, mas esse não é o papel dele, de um banco central", sublinhando que "o problema é que o BCE está a agir porque não há liderança nas instituições e nos partidos".

 

"É impossível ter uma União Europeia em que os líderes são os líderes dos países. É uma contradição", concluiu.

 

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Banco Central Europeu Alemanha Enrico Letta Mario Draghi
Outras Notícias