Empresas Financiador da REN e Fosun investigado em Espanha

Financiador da REN e Fosun investigado em Espanha

A operação já resultou em cinco detenções, entre as quais o líder do Banco Industrial e Comercial da China no país vizinho. A instituição é suspeita de envolvimento num esquema de branqueamento de capitais.
Financiador da REN e Fosun investigado em Espanha
Paulo Zacarias Gomes 17 de fevereiro de 2016 às 13:26

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC na sigla em inglês), o maior banco chinês e um dos financiadores da REN e que também prestou serviços à seguradora Fidelidade, está a ser investigado pelas autoridades espanholas por suspeitas de envolvimento em branqueamento de capitais.


A nova fase da operação "Snake", liderada pelas autoridades anti-corrupção e com a participação da Guardia Civil e de técnicos do Banco de Espanha, deteve na manhã desta quarta-feira, 17 de Fevereiro, o director-geral do banco no país e outros quatro gestores, avança a agência Europapress.


De acordo com o jornal El País, estão em causa indícios de lavagem de dinheiro com a transferência de grandes somas de Espanha para a China, na ordem dos 300 milhões de euros, por parte de comerciantes chineses radicados no país vizinho.


Além das buscas à sede do banco, no centro de Madrid, as autoridades examinam também os computadores dos detidos.

Em Maio de 2014, em conjunto com o Banco da China, o ICBC concedeu um empréstimo sindicado de 550 milhões de euros à Fosun, que permitiu a compra da Caixa Seguros. Em Julho passado, o banco assinou com a Euronext um acordo que facilitou o acesso da instituição ao mercado de capitais europeu.


O ICBC é um banco público fundado em 1984, considerado o maior do mundo em valor de mercado e de depósitos, sendo também um dos mais rentáveis a nível internacional. De acordo com informações no seu site, os activos sob gestão do banco alcançaram em 2014 os 2,83 biliões de euros.

O ICBC entrou em Espanha em 2011 e em Portugal inaugurou o edifício-sede próximo do Marquês de Pombal, em Lisboa, um ano depois, em plena crise financeira nos dois países. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI