Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo espanhol anuncia pacote de relançamento económico

Descida de impostos, investimento público, estímulos à compra de veículos são algumas das medidas do pacote anunciado por Mariano Rajoy.

Reuters
Negócios 02 de Junho de 2014 às 10:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

O Governo espanhol prepara-se para aprovar um plano de estímulos à economia que passa pela descida de impostos às empresas e famílias, incentivos à compra de automóvel e mais investimento público.

 

O pacote contempla oito grandes categorias de medidas, segundo avança o diário de economia "Cinco Días" e mobilizará cerca de 6,3 mil milhões de euros, 3,63 mil milhões dos quais oriundos do sector público.

 

O plano deverá ser aprovado na reunião de Conselho de Ministros desta semana e, embora algumas medidas já estivessem em preparação, está a ser politicamente associado aos maus resultados eleitorais do passado domingo. Embora o Partido Popular (PP) tenha ganho as eleições europeias, elegendo 16 deputados para o Parlamento Europeu (contra 14 do PSOE), sofreu uma sangria de 2,6 milhões de votos e oito eurodeputados em relação ao escrutínio de 2009. As áreas com intenções já mais definidas, são as que se seguem.

 

Descida do IRC. A taxa normal de IRC baixará dos actuais 30% para os 25% de forma faseada no prazo de dois anos. A ideia é que as grandes empresas passem a ter a mesma taxa de tributação nominal (a taxa efectiva é mais baixa) das PME.

 

O Governo encomendou a um grupo de peritos uma proposta de reforma de todos os impostos, e esta era uma das medidas recomendadas.

 

Reorganização e alívio do IRS. Igualmente na linha da recomendação dos peritos, o Governo avançará com uma descida do número de escalões de IRS dos actuais sete para cinco, fixando o maior para rendimentos superiores a 120 mil euros (contra os 300 mil euros actuais). Em paralelo, isenta-se do pagamento de imposto quem tenha rendimentos até 12.000 euros anuais. Haverá igualmente um alívio de tributação para famílias com filhos, diz o "Cinco Días".

 

Investimento público reforçado. Será lançado um plano de investimento, mobilizando na sua maioria recursos públicos. Uma parte do valor destinar-se-á à reindustrialização e competitividade.

 

Reforma do emprego. Os serviços públicos de emprego serão modernizados para facilitar a procura de emprego e a colocação de desempregados no mercado de trabalho.

 

Compra de veículos. Será reactivado um programa de compra de veículos comerciais, criado um plano de incentivos à aquisição de viaturas eléctricas e uma renovação da frotas de veículos pesados.

 

Além destas medidas, estarão ainda em marcha algumas reformas legislativas na área urbanística e ambiental, um decreto para as renováveis, relata a imprensa local. 

Ver comentários
Saber mais Espanha estímulos ao crescimento PP Rajoy
Outras Notícias