Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Greenspan defende que euro só terá êxito com união política

Alan Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, disse hoje que o euro só será bem-sucedido se os Estados-membros avançarem para uma união política.

Bloomberg
Lusa 10 de Novembro de 2013 às 15:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 32
  • ...

A moeda única europeia "só pode ser salva através de uma união política", afirmou Greenspan ao jornal alemão Welt am Sonntag.

 

O economista explicou que não acredita que uma zona monetária e económica funcione "a longo prazo quando é composta por 17 países com 17 sistemas sociais diferentes".

 

"A zona euro precisa de uma união política completa, é a única maneira de a zona euro não acabar", argumentou Greenspan.

 

Questionado sobre se a crise financeira global, que eclodiu em 2008, poderia acontecer novamente, Greenspan foi peremptório: "absolutamente", respondeu.

 

Alan Greenspan, de 87 anos, foi presidente da Reserva Federal norte-americana entre 1987 e 2006. Depois de sair, foi acusado de ser um dos culpados da crise financeira que começou a dar sinais em 2007, por não ter supervisionado as práticas abusivas do sector financeiro e por não ter aumentado as taxas de juro a tempo de evitar o crescimento não sustentado da economia.

Sucedeu-lhe no cargo Ben Bernanke, que conduziu a economia norte-americana através da recessão de 2007-2009. O seu segundo mandato de quatro anos termina em 31 de Janeiro de 2014.

 

Janet Yellen, de 67 anos, vai ser a nova presidente da Fed. Economista respeitada e próxima da elite económica progressista, Yellen vai tornar-se a primeira mulher a presidir ao banco central dos Estados Unidos, instituição em que passou um terço da sua carreira e na qual ocupa actualmente o segundo lugar.

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Greenspan união política euro êxito
Outras Notícias