Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Líderes do PS e do SPD alemão em defesa de uma Europa mais social

Os líderes do PS, António José Seguro, e dos social-democratas alemães (SPD), Sigmar Gabriel, defenderam que a Europa só reconquistará a confiança dos cidadãos com políticas sociais de emprego e de crescimento.

Bruno Simão/Negócios
Lusa 24 de Abril de 2014 às 22:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

A posição comum foi assumida no final de uma reunião esta quinta-feira entre António José Seguro e Sigmar Gabriel, que também assume as funções de vice-chanceler do Governo alemão.

 

Sigmar Gabriel, número dois do executivo liderado por Angela Merkel, deixou várias mensagens críticas em relação à concepção económica e financeira actualmente dominante na Europa: "Entendemos que os Estados devem endividar-se menos, mas apenas através da austeridade não conseguiremos a recuperação. A confiança só se conseguirá se não forem sempre os mesmos os penalizados, os jovens, os trabalhadores e os reformados", disse.

 

O líder do SPD pegou no "slogan" usado pelo PS português em 1976, "A Europa connosco", para referir que esse mesmo "slogan", agora, talvez seja encarado com alguma desconfiança por parte de muitos europeus.

 

"A confiança dos mercados na Europa só terá efeito se a Europa conquistar a confiança dos seus cidadãos. Os cidadãos só terão confiança numa Europa social e com emprego", sustentou, já depois de ter preconizado uma concepção federal em relação ao futuro da União Europeia.

 

"A Europa ou terá uma voz ou não terá voz nenhuma no futuro", declarou o vice-chanceler germânico, numa declaração sem direito a perguntas por parte dos jornalistas e em que não se referiu à questão da mutualização da dívida na zona euro.

 

Já António José Seguro lembrou o apoio dado pelo SPD ao PS após a revolução de 25 de Abril de 1974 e, nesse sentido, agradeceu o contributo dos sociais-democratas alemães para a consolidação da democracia portuguesa.

 

Depois, o secretário-geral do PS referiu-se à situação presente da União Europeia e à acção que os sociais-democratas germânicos poderão ter no executivo de Angela Merkel.

 

"Todos temos fundadas esperanças que a Alemanha possa ter um papel mais activo e uma preocupação com o emprego e com o crescimento económico, numa Europa mais política e mais social, através da presença do SPD no Governo alemão", disse António José Seguro.

 

Neste contexto, o líder dos socialistas portugueses considerou "fundamental" a cooperação bilateral entre Portugal e a Alemanha.

 

"Estados iguais que se respeitam independentemente da sua dimensão pelo valor dos seus contributos e que se respeitam mesmo quanto têm opiniões diferentes. A Europa é baseada nesse ideal de solidariedade, de igualdade entre Estados - Estados que são capazes de pôr em comum respostas para problemas comuns", acrescentou Seguro.

Ver comentários
Saber mais António José Seguro Sigmar Gabriel Governo Angela Merkel Europa PS União Europeia Portugal Alemanha política
Mais lidas
Outras Notícias