Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novo primeiro-ministro grego quer cortar imposto e combater aumento do crime

Kyriakos Mitsotakis prometeu que irá cumprir as metas fiscais acordados pelo anterior Governo de Alexis Tsipras com os credores.

Reuters
Lusa 21 de Julho de 2019 às 09:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O novo primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, que cortar impostos, atrair empregos e combater o aumento do crime estão no topo das suas prioridades.

 

Mitsotakis anunciou, no final do dia de sábado, 20 de julho, que vai aplicar de imediato a redução de impostos sobre a propriedade, na abertura de um debate parlamentar de três dias sobre a declaração política do seu novo Governo conservador.

 

O chefe de Govrno grego disse ainda que vai manter as metas fiscais exigidas pelos credores que o Executivo de esquerda anterior acordou em cumprir, incluindo um "excessivo" excedente orçamental primário equivalente a 3,5% do produto interno bruto (PIB), acrescentando que irá tentar negociar novos termos no próximo ano.

 

Prometeu abolir leis que permitem libertar mais cedo da prisão criminosos condenados e terroristas, e restabelecer as prisões de máxima segurança que o Governo anterior aboliu.

 

No que respeita ao acordo assinado com a Macedónia do Norte, que pôs fim a décadas de conflito sobre o nome deste último país, Mitsotakis afirmou que vai "aliviar [os seus] efeitos negativos", nomeadamente protegendo os rótulos de "Macedónia" de produtos produzidos na província grega da Macedónia.

 

O novo primeiro-ministro limitou as suas críticas ao seu antecessor ao mínimo, afirmando: "Não somos inimigos, não procuramos a morte política um do outro. A era da raiva, da recriminação acabou".

 

Regozijou-se pela ausência no Parlamento daquilo que classificou de "repulsiva entidade nazi", numa alusão ao partido da extrema-direita e anti-imigração Aurora Dourada, que por pouco não atingiu os 3% requeridos para ter assento parlamentar.

Ver comentários
Saber mais Grécia Kyriakos Mitsotakis impostos Alexis Tsipras
Outras Notícias