Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O túnel onde a selecção inglesa viu a luz do Euro

O que têm em comum David Cameron, Angela Merkel, Ibrahimovich e Cristiano Ronaldo? Dois são dos melhores jogadores do mundo. Merkel manda na Europa e Cameron porque tem de ser.

Reuters
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 21 de Junho de 2016 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Assim definiu Kieron Vanstone, director do The Vaults, uma sala de espectáculos em Londres que é também um bar. Debaixo da linha de comboio, o The Vaults é um túnel e foi o local escolhido por alguns ingleses para verem a derradeira jornada da fase de grupos do Euro 2016. A Inglaterra defrontou a Eslováquia. Mas a televisão foi mostrando, um a um, os golos de outro bretão. Gales jogou contra a Rússia.


Merkel, Cameron, Ronaldo e Ibrahimovich convidavam ao "The Other Brexit". E foi ao som do "God Save the Queen" e de "come on England" que os ingleses viravam o local num mini estádio. Aos falhanços de Inglaterra um ooohhhh. Aos boas jogadas, aplausos. E outra vez o "come on England". Rick disse tudo: "é como Portugal, jogam bem mas não marcam".


Pode o futebol influenciar o referendo? Já ninguém acredita nisso, ainda que em 1970 houve quem pensasse que a eliminação da selecção dos quartos-de-final do Mundial ditou o resultado das eleições, das quais o primeiro-ministro trabalhista, Harold Wilson, saiu derrotado contra todas as previsões. Venceu o conservador Edward Heath. A eliminação da Inglaterra aconteceu a quatro dias da ida às urnas e aos pés da Alemanha Ocidental.


Desta vez Inglaterra jogou três dias antes do referendo. Mas se o futebol tiver de facto influência nos resultados das votações, então na quinta-feira os britânicos dirão não a saída. É que para já a Inglaterra e Gales mantêm-se na competição. Mas Inglaterra ficou em segundo. Não houve aplausos.

*Enviada especial a Londres

Ver comentários
Saber mais Kieron Vanstone director do The Vaults Londres Inglaterra Gales Merkel Cameron Ronaldo Portugal Mundial desporto futebol
Mais lidas
Outras Notícias