União Europeia Sassoli eleito presidente do Parlamento Europeu, que mantém um italiano no cargo

Sassoli eleito presidente do Parlamento Europeu, que mantém um italiano no cargo

O sucessor do italiano Antonio Tajani na presidência do Parlamento Europeu é outro italiano: David Sassoli. O eurodeputado dos socialistas europeus foi eleito na segunda votação com 345 votos. Sassoli promete um plenário europeu "protagonista" da política comunitária.
Sassoli eleito presidente do Parlamento Europeu, que mantém um italiano no cargo
Reuters
David Santiago 03 de julho de 2019 às 12:05

O Parlamento Europeu elegeu David Sassoli (Socialistas & Democratas) como presidente do Parlamento Europeu para exercer um mandato de dois anos e meio. À segunda votação, o socialista italiano recolheu 345 votos, mais 11 do que os 344 necessários para obter a maioria absoluta do total de 667 votos expressos. 

Desta forma, um socialista italiano sucede a um conservador, também italiano, no cargo. Mas ao contrário do agora ex-presidente Antonio Tajani (PPE), que precisou de quatro votações, Sassoli foi eleito logo à segunda tentativa, isto depois de ter falhado a primeira por apenas sete votos.  

O checo Jan Zahradil (Conservadores e Reformistas Europeus) ficou em segundo com 160 votos, a alemã Ska Keller (Verdes) ficou em terceiro com 119 votos e, em último, surgiu a espanhola Sira Rego (Esquerda Unitária) com 43 votos.

Ainda ao longo da sessão plenária desta quarta-feira, os eurodeputados terão de eleger os 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu. Nesta fase já são conhecidos 13 dos 14 candidatos apontados pelas respetivas famílias políticas europeias e um deles é português.

Trata-se do socialista Pedro Silva Pereira (S&D), sendo que o candidato ainda por definir pertence precisamente aos socialistas europeus que terão quatro vice-presidências. Os conservadores do PPE ficam com cinco vice-presidências, liberais e verdes terão duas cada e a Esquerda Unitária uma. 


(Notícia atualizada às 12:35)

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI